Dor de estômago e sistema nervoso: como estão relacionados

El dor de estômago é um incómodo comum que tendemos a associar a problemas digestivos como gastrite, indigestão, intolerâncias ou infeções. No entanto, em algumas ocasiões, esta dor pode ter uma origem diferente: a alteração na comunicação entre o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Embora a ligação entre ambos não seja sempre evidente, estão intimamente interligados.

Neste artigo, explicamos como as dores de estômago podem estar relacionadas com o eixo intestino-cérebro, como identificar os sintomas e que tipo de exames e tratamentos podemos oferecer para melhorar o seu bem-estar.

Porque o eixo intestino-cérebro é uma via de comunicação bidirecional entre o sistema nervoso central (cérebro) e o sistema nervoso entérico (intestino).

o eixo intestino-cérebro. eixo intestino-cérebro. Este eixo implica uma interação bidirecional entre:

  • O sistema nervoso central (cérebro e medula espinal).
  • O sistema nervoso entérico (rede neuronal do aparelho digestivo).
  • Fatores hormonais, imunológicos e a microbiota intestinal.

Quando esta comunicação é alterada, podem surgir Sintomas digestivos que nem sempre se devem a um problema no estômago ou no intestino, mas sim a uma disfunção na forma como o sistema nervoso processa os sinais que provêm do aparelho digestivo. Isto pode levar a sintomas como dor abdominal, náuseas ou mal-estar digestivo que não se podem explicar apenas por causas físicas.

Testes e diagnóstico: como saber se a dor tem origem funcional?

Na Gastea, avaliamos os sintomas digestivos para chegar a um diagnóstico preciso. Em primeiro lugar, realizamos uma avaliação clínica, ouvindo o seu historial médico e os sintomas que apresenta. 

Além disso, usamos testes como análises ao sangue, ecografias e outras técnicas de diagnóstico que nos permitem obter uma imagem clara de como está a funcionar o seu sistema digestivo, sem serem provas necessariamente invasivas.

Centramo-nos em avaliar a interação entre o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Isto permite-nos compreender melhor se a dor que sente tem uma causa funcional que vai além de uma simples afeção gastrointestinal.

Sintomas digestivos que podem ter uma origem funcional

Alguns sintomas que podem sugerir que a dor de estômago tem uma origem funcional ou relacionada com o sistema nervoso:

  • Dor abdominal recorrente sem causa digestiva clara. Quando os testes habituais não mostram alterações, pode ser um sinal de que a origem da dor não é estritamente digestiva, mas sim relacionada com a forma como o sistema nervoso processa a informação do trato digestivo.

 

  • Náuseas persistentes ou episódios de vómitos inexplicáveis. Estes sintomas, quando se repetem sem uma causa física evidente, podem estar ligados a alterações na regulação do vómito, um processo controlado pelo sistema nervoso.
  • Hipersensibilidade abdominal. Uma sensação de dor intensa no abdómen, mesmo sem sinais de inflamação ou lesão, pode indicar que o sistema nervoso está a amplificar os sinais de dor de forma invulgar.
  • Sintomas que pioram com o stress ou falta de sono. O stress, que afeta diretamente o sistema nervoso autónomo, pode desencadear desconforto abdominal e agravar sintomas digestivos pré-existentes.
  • Mal-estar digestivo acompanhado de enxaquecas ou tonturas. Algumas condições funcionais, como a síndrome do intestino irritável, podem apresentar sintomas digestivos associados a distúrbios neurológicos, como enxaquecas ou alterações no equilíbrio.

Transtornos que podem estar relacionados com a alteração do eixo intestino-cérebro

Existem várias condições em que a dor de estômago está relacionada com alterações no sistema nervoso. Entre as mais comuns estão:

  • Síndrome do intestino irritávelum distúrbio funcional do aparelho digestivo, onde sintomas como dor abdominal, distensão e alterações no ritmo intestinal podem ser influenciados pela forma como o sistema nervoso percebe os sinais do intestino.
  • Dispepsia funcionaldor ou mal-estar na parte superior do abdómen que não tem uma causa estrutural identificável, mas que pode estar relacionado com um mau funcionamento na motilidade ou na sensibilidade do aparelho digestivo.
  • Síndrome de Vómitos Cíclicos: distúrbio em que a alteração na comunicação entre o intestino e o cérebro pode desencadear episódios recorrentes de vómitos e dor abdominal.

Quando é necessário consultar um especialista?

Nem sempre a dor de estômago está relacionada com uma alteração na comunicação nervosa, mas é importante consultar um especialista quando:

  • A dor é recorrente e não melhora com as medidas habituais.
  • Os testes digestivos não mostram resultados claros, mas os Os sintomas persistem.
  • Olá náuseas ou vómitos recorrentes sem causa aparente.
  • Os sintomas associam-se a enxaquecas, tonturas o antecedentes neurológicos.
  • A dor abdominal piora com estresse a falta de sono.

Na Gastea, contamos com uma equipa especializada em neurogastroenterologia para tratar estes casos, onde combinamos diagnóstico, tratamento e seguimento. 

Os nossos especialistas em neurogastroenterologia, como as Drs. Relea e González-Miyar, têm vasta experiência no tratamento de distúrbios digestivos funcionais. Fazemos uma avaliação exaustiva da sua situação e um tratamento adaptado às suas necessidades.

O nosso compromisso é melhorar a sua qualidade de vida, oferecendo-lhe soluções eficazes baseadas numa análise completa e detalhada da sua saúde digestiva.

Se tiveres dores de estômago recorrentes, náuseas ou mal-estar que não melhora, na Gastea dispomos de médicos digestivos em Madrid especializados em distúrbios funcionais e neurogastroenterologia. Vamos ajudá-lo a encontrar o diagnóstico adequado e o tratamento mais indicado no teu caso.

Diz-me o que achaste deste artigo, pontua (DE 1 A 5 ESTRELAS).
0 / 5

O seu ranking de página:

Partilha: